07/08/2020

Coronavírus: como a tecnologia pode ajudar as prefeituras no combate à Covid-19

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Imagem: Coronavírus: como a tecnologia pode ajudar as prefeituras no combate à Covid-19

Não há dúvidas que a tecnologia se tornou uma importante ferramenta no combate à pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Muito mais do que agilizar processos e garantir a segurança dos dados, é através da tecnologia que conseguimos realizar uma infinidade de tarefas mantendo o isolamento social, que é primordial nesse momento. Se tratando da Administração Pública, as ferramentas digitais tem se tornado aliadas na gestão de crise.

O Gerente Comercial da Pública Tecnologia, Giovani de Bortoli, separou cinco momentos importantes que a tecnologia ajuda a prefeitura no combate à Covid-19:

1. Aplicativos para o cidadão

Com o uso de aplicativos, o cidadão tem acesso a diversos serviços da prefeitura na palma da mão. Com apenas alguns toques consegue consultar documentos pessoais, para imóveis ou para negócios. Inclusive, a emissão e o pagamento on-line do IPTU foi e está sendo uma funcionalidade importante neste ano.

2. Emissão de documentos e até abertura de empresas on-line

Soluções como o Aprova Digital, por exemplo, garantem a migração de processos físicos para 100% on-line. Além da redução de impressos, evita o deslocamento até a entidade pública para resolver pendências como a pesquisa de viabilidade de obras; emissão de autorização para construção, emissão de alvarás e habite-se; abertura, renovação e baixa de empresa; licenças ambientais e outros protocolos digitais. O cidadão não precisa sair de casa para resolver uma série de questões junto a prefeitura.

3. Sistema de saúde moderno

Sem dúvida alguma a área da saúde merece uma atenção especial nesse momento. A tecnologia deve ser aliada da prefeitura, com organização dos dados, integração das unidades de saúde públicas e privadas, emissão de relatórios para análise de dados, monitoramento das atividades e aplicação eficaz dos recursos. Bem como, deve também ser ideal para a população, com um cadastro único integrado no sistema de saúde, prontuário eletrônico dos pacientes, diagnósticos qualificados e controle de medicamentos.

4. Educação com uso de tecnologia

Reinvenção é palavra de ordem para a educação nesse momento atual. Por isso, com uma solução de gestão da educação as prefeituras garantem mais eficiência na distribuição de conteúdos para os estudantes e também a aproximação entre pais e professores. As informações sobre a vida do aluno podem ser monitoradas, com sistemas de avaliação individual do estudante, de atividades de sala e complementares, controle de frequência.

5. Portais da Transparência

Os portais estão se mostrando uma ferramenta fundamental para dar a máxima transparência nos gastos sobre a pandemia. A transparência nos processos de compras emergências, contratação de serviços e recursos recebidos permite ao cidadão e aos órgãos de controle interno e externo saber como os recursos públicos estão sendo utilizados e, com isso, exercer plenamente seus direitos. O exercício da cidadania, no contexto da transparência pública tem sido denominado por controle social.

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